Globalização, Re-Emergência do Território e Movimentos dos Espaços

09/02/2011

segunda conferência do ciclo internacional de debates

Cidades e Globalização: Perspectivas a partir do Sul Global: CIDADE DE SÃO TOMÉ

 

GLOBALIZAÇÃO, RE-EMERGÊNCIA DO TERRITÓRIO E MOVIMENTOS DOS ESPAÇOS

Um Debate a partir da CIDADE DE SÃO TOMÉ (São Tomé e Príncipe)

prof. doutora Marina Annie UFJ/Brasil e CEAUP/Portugal

debatedor prof. mestre Nardi Sousa UNISANTIAGO

 

data: 16/02/11 (4f) hora: 18h30

 

local: CCB Palmarejo (www.ccb.cv)

Nesta conferência será debatida a noção de território e espaços em sintonia com os debates actuais sobre globalização, espaços e cidades em movimento, as quais permitem analisar, com nova perspectiva, a relação entre lugares e os sentimentos de pertencimento, lugares e suas apropriações e a questão da migração. Os “espaços em movimento” implicam focalizar na deslocalização das relações sociais e visões do mundo que se desenvolvem todas as vezes quando as pessoas imigram, no caso específico, a partir da migração de Cabo Verde para São Tomé.

 

Marina Berthet ▪ UFJ/Brasil e CEAUP/Portugal (CONFERENCISTA)

antropóloga, actualmente professora de história da África na Universidade de Juiz de Fora. Mestre em ciências Socias pela Escola de Alto Estudos em Ciências Sociais (EHESS Marseille/França) e doutora em antropologia social pela USP (Universidade de São Paulo/Brasil). Pesquisadora associada do Centro de Estudos Africanos do Porto (Portugal) com interesses sobre a noção de trabalho forçado e a emigração caboverdiana em São Tomé e Príncipe. Desde 1999 trabalha com questões relacionadas à antropologia do desenvolvimento em países africanos, principalmente Benim e São Tomé e Príncipe.

Nardi Sousa ▪ UNISANTIAGO (DEBATEDOR)

Sociólogo, mestre em Estudos Africanos: Desenvolvimento Sócio-económico, Análise e Gestão (ISCTE, Portugal) e doutorando em Ciências Sociais pela UNICV. Em 2003, publicou o livro Imigração e Cidadania Local: Associativismo Imigrante e Políticas Públicas de Portugal. Suas áreas de interesse são migrações internacionais; cidadania; desenvolvimento local; culturas urbanas/juventude; pós-colonialismo. Viveu em Angola, trabalhando em projectos de re-integração sócioeconómica de ex-militares angolanos. Actualmente, é professor e coordenador do Curso de Sociologia na Universidade de Santiago.

_________________________________________________________________________________________

O Ciclo de Debates é uma iniciativa do CIDLOT para todo o ano de 2011, contando com a presença de 16 conferencistas a debater 13 cidades e 10 países nos continentes latino-americanos, africano e asiático. Para aqueles que frequentarem mais de 75% das conferências será emitido certificado de participação em curso de extensão universitária.

O recente passado de ocupação colonial tanto no continente africano quanto latino-americano tem determinado alguns aspectos significativos de suas cidades, sobretudo uma marcada segregação espacial, reforçada com o neoliberalismo/neocolonialismo das últimas décadas. No entanto, cada processo de colonização apresentou especificidades com desdobramentos diferenciados para estas cidades nos dias de hoje. Neste sentido, se Yogyakarta, São Paulo, Icapuí, Cité Soleil, Las Gaivotas, Kinshasa, Luanda, Juba, Cidade do Cabo, São Tomé, Praia, Mindelo e Santa Maria têm algo em comum, também são significativamente distintas. Trazer para o contexto nacional um debate sobre estas cidades significa uma oportunidade de reflexão conjunta e um exercício epistemológico de pensar o Sul dentro de um outro paradigma, menos importado e mais em acordo com os fenómenos urbanos locais.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: