MEMÓRIA, TRADIÇÃO E GLOBALIZAÇÃO – A Comunidade Piscatória de Icapuí no Ceará (Brasil)

09/05/2011

prof. doutor arq. Daniel Cardoso ▪ UFC/Brasil
debatedora profa. ms arq. Patrícia Anahory ▪ CIDLOT/ UNICV

data: 18/05/11 | quarta-feira | hora: 18h30
local: Auditório Campus Palmarejo

Esta conferência busca debater a representação do processo de formação em arquitetura. O estudo parte do processo do desenvolvimento tipológico na arquitectura vernacular. Trata-se de compreender de que modo um objecto cultural único, o tipo, é percebido como um princípio geral da criação, um mecanismo supra-individual. Neste sentido, emergem algumas questões: como representar adequadamente uma poiesis? Há diferentes teorias actualmente para apoiar o desenvolvimento do tema. Optamos um enquadramento teórico que delimita a gramática como mecanismo operativo. Por fim, serão apresentados os resultados da investigação realizada junto à comunidade piscatória de Icapuí, no litoral do Ceará (Brasil).

Daniel Cardoso (conferencista) é arquitecto e urbanista, professor e pesquisador da Universidade Federal do Ceará (Brasil). Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo onde desenvolveu pesquisa em processos de emergência da forma na arquitectura. Seus interesses académicos incluem arquitectura e urbanismo, semiótica, teoria geral dos sistemas, computação evolutiva, arte-mídia interativa no âmbito da arte virtual (Genética e Imersiva).

Patrícia Anahory (debatedora) é arquitecta pelo Boston Architectural College (EUA) e mestre em arquitectura pela Princeton University (EUA). Em seu percurso como investigadora tem trabalhado memória, identidade, género, sociedade de controle e arquitectura. Seu trabalho como arquitecta integrou o livro Atlas da Arquitectura do Século XXI (publicado na Inglaterra). Ganhou o prémio de arquitectura Rotch Fellowship (200). Visitou para fins de pesquisa diversos países africanos (Senegal, Mali, Etiópia, Quénia e Tanzânia, entre outros). Actualmente é directora do Centro de Investigação em Desenvolvimento Local e Ordenamento de Território da Universidade de Cabo Verde.

* O livro Desenho de uma Poiesis, do prof. Daniel Cardoso, será lançado na Ordem dos Arquitectos de Cabo Verde (Achada Santo Antonio) na terça-feira (17/05) às 18h30. Maiores Informações: 262 2277.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: