REQUALIFICAÇÃO OU URBANIZAÇÃO? O Caso da Cidade da Praia ****ALTERAÇÃO de DATA****

12/09/2011

Arquitecta Mariangela Fornuto ▪ Africa 70

debatedor Redy Lima ▪ UniSantiago

 data: 29/09/11 | quarta-feira | hora: 18h30 *** por motivos de falta de energia o debate foi adiado para 29 de Setembro 2011***

local: Sede da Ordem dos Arquitectos de Cabo Verde [Achada St.António, frente ao liceu pedro Gomes]

Esta conferência apresentará os projectos de intervenção urbana que nos últimos anos tentaram confrontar-se com um dos principais problemas do processo de desenvolvimento e modernização da cidade da Praia: o aumento dos bairros de génese espontânea que hoje constituem uma percentagem muito elevada do território da capital do país. O foco principal do debate será o Projecto para Integração dos Bairros Informais da Cidade da Praia, desenvolvido pela ONG Africa 70 em parceria com Citi-Habitat e CMP. Foram 38 meses de intervenção com vistas ao melhoramento das condições de vida dos habitantes dos bairros precários, no que concerne às condições habitacionais, às formas de insegurança, às perspectivas de uma vida melhor, à cultura, ao reforço da auto-estima, da percepção de si como cidadão portador de direitos e deveres, ao reconhecer-se parte de uma comunidade e de uma cidade.

Mariangela Fornuto (conferencista) é arquitecta e urbanista pela Universidade de Florença (Itália), mestre em requalificação dos assentamentos urbanos e infra-estruturas pelo Politécnico de Milão. Trabalhou no Equador (América Latina) na área de desenvolvimento municipal. Desde 2003 mora e trabalha em Cabo Verde tendo participado no Projecto de Desenvolvimento Socioeconomico de Sal e Maio, no projecto de Desenvolvimento Comunitário e Valorização dos Recursos Naturais da Ilha do Fogo e em projectos de Requalificação dos Bairros da Praia (Bela Vista e Setor Norte).

Redy Lima  (debatedor) é licenciado em Sociologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa e pós-graduado em Sociologia variante Políticas Públicas e Desigualdades Sociais pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Em Lisboa, estudou a delinquência juvenil no seio dos jovens suburbanos descendentes dos imigrantes cabo-verdianos. Na cidade da Praia tem estudado a delinquência juvenil, as culturas juvenis e as subculturas urbanas desde 2006. Actualmente é investigador no Centro de Pesquisas e Estudos Avançados da Universidade de Santiago e professor na Universidade de Santiago e no Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: