REABILITAÇÃO URBANA DO MINDELO E SANTA MARIA – As Propostas do SIRUM em Debate

18/10/2011

prof. doutor Leão Lopes – M_EIA/Cabo Verde
debatedor profª doutora arqª. Andreia Moassab – CIDLOT/UNICV

data: 26/10/11 | quarta-feira | hora: 18h30

local: Auditório Campus Palmarejo

Os Seminários Internacionais de Reabilitação Urbana do Mindelo e Santa Maria aconteceram em 2006 e 2009, respectivamente. Ambos reuniram especialistas e estudantes de arte, arquitectura e urbanismo de diversos países para um exercício de reflexão e propostas para estas realidades urbanas, com vistas a tornar o processo de urbanização uma prática participativa. A reabilitação urbana sustentada por medidas acertadas de politica e por projectos sérios e credíveis pode ser encarada como um instrumento de primeira importância na gestão da cidade, uma estratégia de desenvolvimento urbano. Esta conferência, apresentará, portanto, os processos de trabalho e as propostas elaboradas durante o I e II SIRUM, cujos grandes temas são: construção da memória colectiva, espaço urbano, integração social e diversidade, turismo e intervenção sociocultural, reabilitação, preservação e futuro das cidades.

Leão Lopes  (conferencista) é artista plástico pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, doutor pela Universidade de Rennes II, França e investigador nos domínios do ensino da arte e da cultura caboverdeana. É realizador de cinema e guionista. Já publicou diversos ensaios nacionais e internacionais sobre cultura, identidade e civilização caboverdeana. Foi ministro da cultura de Cabo Verde. Actualmente é presidente do Atelier Mar e reitor da M-EIA, Instituto Internacional de Arte, Tecnologia e Cultura.

Andréia Moassab (debatedor) é arquitecta e urbanista, mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil). Desde 1992 trabalha com planeamento urbano e desenvolvimento regional, inclusivamente regularização fundiária e habitação social, tendo coordenado projectos em diversas partes do Brasil e no exterior. Em Cabo Verde foi consultora do MDHOT e da UNDP. Actualmente é coordenadora de investigação do Centro de Investigação em Desenvolvimento Local e Ordenamento de Território da Universidade de Cabo Verde.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: