O SUL NO NORTE: Perspectivas a partir das periferias de Lisboa

22/11/2011

Nuno Santos ▪ Associação Khapaz/Portugal e Flávio Almada Portugal

data: 30/11/11 | quarta-feira | hora: 18h30

local: Auditório Campus Palmarejo

Esta conferência traz para debate os bairros de Lisboa, da zona denominada “cintura de fogo”, ou “urban outcasts”, como diria Loïc Wacquant. Trata-se de por em questão o conjunto de  politicas públicas e acções privadas com objectivos includentes, as quais são, ao fim e ao cabo, perversamente excludentes: Projecto Escolhas; TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária); GIP-Imigrante; ZUS – Zonas Urbanas Sensiveis; CLS – Contrato Local De Segurança); Rendimento Social de Inserção. O ponto central a ser abordado é demonstrar de forma muito sucinta de que maneira a concentração destas políticas num território, ao invés de incluir, acaba por reforçar a estigmatização, ao perpetuar o ciclo de exclusão, funcionando, sobretudo, como factor de criminalização da pobreza e das populações pobres. Serão abordadas também a segregação espacial e a “arquitectura policial” nestes espaços. Como contra-ponto, serão debatidos projectos comunitários, a exemplo do observatório de imprensa, Odjo Riba Dés.

Nuno Santos ▪ Associação Khapaz/Portugal (conferencista) é activista social, graduado em sociologia do trabalho pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa (Portugal). Foi colaborador do governo Português através do ACIDI – Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural do Ministério da Educação de Portugal. Tem criado e coordenado diversas oficinas de formação de jovens pela Associação Khapaz. É também rapper luso-caboverdiano na periferia de Lisboa (Portugal). Através do hip-hop, onde é conhecido por Chullage, tem passado uma leitura crítica da sociedade. Tem dois trabalhos publicados (gravados): “Rapresálias (Sangue Lágrimas Suor)” (2001) e “Rapensar (Passado Presente e Futuro)” (2004). Está a preparar o terceiro album para lançamento até o final de 2011. Actualmente desenvolve o projecto independente de poesia interventiva P.A.L.A.V.R.A (Para Alimentar Letras Atitudes Visões e Ritmos Activistas).

Flávio Almada Portugal (conferencista) é activista social, assistente social numa escola secundária em Amadora, na grande Lisboa (Portugal). Tem criado e coordenado diversas oficinas de formação de jovens pela Moinha de Juventude no bairro Cova da Moura em Portugal e recentemente participou em eventos de conscientização com jovens na cidade de Praia, Cabo Verde. Actuou como consultor do governo português através do Programa Escolhas. É também rapper luso-caboverdiano na periferia de Lisboa, onde é conhecido por L.B.C. / Minão Soldjah. Faz parte do vários grupos de artistas-activistas sociais, incluindo “Nos Ki Nasi Homi Morri Homi” e “Plataforma Gueto”. Em 2008 gravou o “Lágrimas de Sangue”.

Odair Varela ▪ ISCJS/UNISANTIAGO (debatedor) é docente, investigador e coordenador do curso de licenciatura em Relações Internacionais e Diplomacia No Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais. É docente na Universidade de Santiago. É investigador e doutorando em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É autor de diversos trabalhos e artigos no campo das relações internacionais, sociologia e ciência política, tendo participado em diversos encontros académicos internacionais. É sócio-membro do CODESRIA – Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: