ITÁLIA EM ÁFRICA: Os Modelos Urbanos de Exportação dos Anos 30 [Asmara, Adis Abeba, Harar, Mogadício e os assentamentos rurais na Líbia]

08/03/2012

prof. doutor arq. Elio Trusiani ▪ Sapienza Universidade de Roma/Itália

data: 14/03/12 | quarta-feira | hora: 17h00

local: Auditório da UniCV – Campus do Palmarejo

Esta conferência propõe-se a analisar os modelos de exportação do urbanismo italiano durante os anos 30, período em que o regime fascista italiano pretendia fundar novas cidades em África, no então denominado “império italiano”. Trata-se de apresentar os resultados de uma pesquisa em andamento desde 2005, com o objectivo de estudar comparativamente os modelos urbanos do período, na Itália e nas suas colónias, ressaltando suas semelhanças e diferenças. Os casos em debate são: Asmara, Adis Abeba, Harar, assentamentos rurais na Líbia e Mogadício.

Elio Trusiani Sapienza Universidade de Roma

Arquitecto e urbanista, doutor em Planeamento Urbano pela Sapienza Universidade de Roma (Itália). Desde 1991 trabalha com planeamento urbano e planeamento paisagístico regional, inclusivamente planos de reabilitação de centros históricos e planos directores. É coordenador de projectos de pesquisa da União Europeia. Tem desenvolvido pesquisa e actividade docente em diversos países (Itália, Portugal,  Brasil, Moçambique, Síria).  Actualmente ensina e desenvolve actividade de pesquisa na Sapienza Universidade de Roma. É o responsável científico dos acordos institucionais de intercâmbio cultural entre a Sapienza e a UFRGS/Brasil, a KNUCA/Ucrânia e o Instituto Marhi/Rússia.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: