UM DIÁLOGO SOBRE A IDENTIDADE DO EX-COLONIZADO: Angolanos e Cabo-verdianos em Angola

13/05/2012

prof. ms Nardi Sousa ▪ UNISANTIAGO/Cabo Verde

data: 16/05/12 | quarta-feira | hora: 17h00

local: Auditório da UniCV – Campus do Palmarejo

Com o início do processo de desenvolvimento à base de culturas de plantação, exploração mineira, pesca, etc., Angola recebeu a partir da década de 1940 um número significativo de serviçais cabo-verdianos. Em função do grande número de cabo-verdianos e da mistura de povos, Angola torna-se num bom caso para a pesquisa sobre a construção das identidades, a mobilidade social e as relações interétnicas e raciais.

Esta conferência debruça-se sobre as diferenças nas situações dos cabo-verdianos e dos vários grupos em Angola e a natureza de sua interacção quotidiana, comparando as suas relações as autoridades coloniais locais (administradores coloniais, cipaios), suas identidades colectivas e seus padrões de mobilidade social e violência no território angolano.

Nardi Sousa ▪ UNISANTIAGO/Cabo Verde

Sociólogo, mestre em Estudos Africanos: Desenvolvimento Sócio-económico, Análise e Gestão (ISCTE, Portugal) e doutorando em Ciências Sociais pela UNICV. Em 2003, publicou o livro Imigração e Cidadania Local: Associativismo Imigrante e Políticas Públicas de Portugal. As suas áreas de interesse são migrações internacionais; cidadania; desenvolvimento local; culturas urbanas/juventude; pós-colonialismo. Viveu em Angola, aonde trabalhou em projectos de re-integração sócioeconómica de ex-militares angolanos. Actualmente, é professor e coordenador do Curso de Sociologia na Universidade de Santiago.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: