HIP HOP NA PRAIA, APROPRIAÇÃO OU RESISTÊNCIA? Rap e Representação do Espaço Público na Cidade da Praia

20/05/2012

Investigador Redy Lima ▪ ISCJS/UNISANTIAGO/Cabo Verde

data: 06/06/12 | quarta-feira | hora: 17h00

local: Auditório da UniCV – Campus do Palmarejo

A conferência apresentará o resultado de uma investigação exploratória sobre as subculturas juvenis no contexto urbano da cidade da Praia, Cabo Verde.

Tendo o hip-hop chegado às ilhas cabo-verdianas nos finais do ano de 1980, via B-Boys, influenciado inicialmente pelo filme norte-americano Breakin, é nos anos 2000 que ele se consolida como um espaço de reivindicação sociopolítico e identitário, bem como é fortemente associado à violência dos gangues de rua.

Junto com o calão inglês, a língua cabo-verdiana tem servido de veículo de protesto nas músicas do rap cabo-verdiano, num espaço tematicamente dividido e heterogéneo, com um passado musical de protesto de cariz tradicional, cuja sonoridade e temática foram se transformando ao longo dos anos, consoante as conjunturas, tendo hoje no rap a marca da subversividade juvenil, por onde se travam fortes lutas simbólicas de dominação.

Redy Lima ▪ ISCJS/UNISANTIAGO/Cabo Verde

Licenciado em Sociologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa e pós-graduado em Sociologia variante Políticas Públicas e Desigualdades Sociais pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Em Lisboa, estudou a delinquência juvenil no seio dos jovens suburbanos descendentes dos imigrantes cabo-verdianos. Na cidade da Praia tem estudado a delinquência juvenil, as culturas juvenis e as subculturas urbanas desde 2006. Actualmente é professor e investigador na Universidade de Santiago e no Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais. É membro do CODESRIA – Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África.


Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: