Novos Média, novos olhares sobre a Cidade: a passagem do local ao global, as imagens do turismo cultural.

07/02/2013

Novos Média, novos olhares sobre a Cidade

Novos Média, novos olhares sobre a Cidade
A equipa do CIDLOT/UNICV vem por este meio convidá-lo(a) assistir à 3ª conferência no quadro da 3ª edição do Ciclo de Conferências Cidades e globalização: perspectivas a partir do Sul Global.A conferência será proferida pelo Professor Doutor Fernando Faria Paulino do ISMAI (Instituto Superior da Maia/Portugal e subordina-se ao título Novos Média, novos olhares sobre a Cidade: a passagem do local ao global, as imagens do turismo cultural. >> Resumo da conferência

O mundo que hoje habitamos é um mundo repleto de imagens visuais. O papel por elas desempenhado está no centro dos processos das nossas representações, da nossa produção de significados e das formas como comunicamos. Muitos dos significados, produzidos e consumidos quotidianamente, de entre os quais se destaca a autenticidade, são veiculados visualmente. Assim, a cultura visual caracteriza-se pela centralidade dos elementos visuais nos processos de comunicação e compreensão daquilo que nos rodeia.

Actualmente, as alterações tecnológicas e os média digitais contribuem de forma significativa para a cultura visual contemporânea, nomeadamente ao nível de uma maior capacidade de (re)produção, circulação e acesso às imagens. Assim, o papel desempenhado pelas imagens (sob a forma de catálogos publicitários, cartazes, revistas, spots televisivos, o cinema e, na actualidade, os novos média) tornou-se fundamental para a actividade turística enquanto processo de mercantilização da cultura e da passagem do local ao global.

>>Fernando Faria Paulino, doutorado em Antropologia (especialidade em Antropologia Visual) é professor no ISMAI – Instituto Superior da Maia, Departamento de Ciências da Comunicação e Tecnologias da Informação (nas áreas de: semiótica visual, vídeo-documentário, hipermédia e fotografia), coordenador da Licenciatura em Tecnologias de Comunicação Multimédia e investigador integrado do CELCC – Centro de Estudos de Língua, Comunicação e Cultura. Áreas de investigação: antropologia, antropologia visual e antropologia da comunicação visual; metodologia, tecnologia e epistemologia das imagens e da cultura visual e sonora; semiótica visual e cultura visual; média digitais, multimédia / hipermédia, filme documentário e fotografia documental; antropologia, património cultural, cultura e desenvolvimento e turismo. Autor de diversos artigos científicos e realizador de documentários e produtos hipermédia de âmbito antropológico.

>> Programa para o dia 08 de Fevereiro de 2013:

>14h30 – Apresentação dos Trabalhos do Workshop: Antropologia Visual e Tecnologias Digitais: Observar, Produzir e Partilhar – Doutor  Fernando Faria Paulino

>17h30- Conferência: Novos Média, novos olhares sobre a Cidade: a passagem do local ao global, as imagens do turismo cultural.

Conferencista: Professor Doutor Fernando Faria Paulino – ISMAI (Instituto Superior da Maia/Portugal);

Moderador: José Abreu Fernandes (CIDLOT/Uni-CV);

>> local: Auditório da Campus do Palmarejo  – Universidade de Cabo Verde

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: