Cidade da Praia – Perfil Urbano e Sustentabilidade

25/03/2013

Praia

Professor José Maria Semedo  – Uni-CV/Cabo Verde

data: 27/03/13 | quarta-feira | hora: 17h00

local: Auditório da Campus do Palmarejo  – Universidade de Cabo Verde

A equipa do CIDLOT/UNICV vem por este meio convidá-lo(a) assistir à 4ª conferência no quadro da 3ª edição do Ciclo de Conferências Cidades e globalização: perspectivas a partir do Sul Global que terá lugar  dia 27/03/2013, a partir das 17h00 no Auditório do Campus do Palmarejo.

A conferência será proferida pelo Professor José Maria Semedo do Departamento de Ciência e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e subordina-se ao título Cidade da Praia – Perfil Urbano e Sustentabilidade.

>> Resumo da conferência

O No último quartel do século XX, à semelhança do que vem acontecendo à escala global, Cabo Verde entrou num rápido processo de urbanização. De acordo com os dados dos Censos de 2010, 61,8% da população residente vive no meio urbano, neste quadro a Cidade da Praia destaca-se por albergar mais de 26% da população do País. As origens da Cidade da Praia remontam aos primórdios do povoamento do arquipélago, a localização portuária e a inserção na maior ilha agrícola permitiram a consolidação da sua função de capital ainda na segunda metade do seculo XIX, mas foi no último quartel do século XX que a cidade da Praia gerou o quadro de macrocefalia face aos outros centros urbanos. O rápido crescimento não foi acompanhado pela criação de infraestruturas e equipamentos básicos, ao mesmo tempo a cidade entrou num processo de crescimento assimétrico com a segregação dos bairros, em termos de qualidade das habitações, equipamentos comunitários, abastecimento, qualidade de acesso e circulação. Apesar de se transformar no maior mercado do País a cidade da Praia apresenta um estado ambiental crítico com reflexos no abastecimento, espaços verdes e de lazer, equipamentos comunitários e qualidade de vida dos seus habitantes. A integração da cidade na ilha, a grande conexão com as restantes ilhas e com os Países da região constitui um trunfo para a sua dinamização económica a gestão inframunicipal, especialmente no âmbito dos bairros e a criação da governança de proximidade é o grande desafio para a resolução dos grandes problemas de sustentabilidade da cidade da Praia.

>>José Maria Semedo, Licenciado em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1982), Mestre em Gestão e Auditoria Ambiental pela Universidade de Las Palmas de Gran Canária no âmbito da FUNIBER (2002). Especialização do Mestrado em Estudos Africanos pela Universidade do Porto (2006), Doutorando em Geografia Física na Universidade de Lisboa.

Professor Auxiliar do Departamento de Ciências e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde. Com mais de 20 anos de experiência no Ensino Superior, José Maria Semedo é o professor com mais experiência no ensino superior no domínio da geografia e um dos especialistas mais mediáticos em Cabo Verde. Publicou vários artigos científicos e participou em diversos livros e publicações tendo coordenado diversos projetos e publicações na área de educação ambiental. Foi conselheiro do Estado na década de 90, chefe do Departamento de Geociencia na Escola de Formação de Professores do Ensino Secundário (EFPES). É Membro fundador e Presidente da Associação de Geógrafos de Cabo Verde.

>> Moderadora: Professora Doutora Judite Medina do Nascimento (CIDLOT/Uni-CV);

PATROCINADOR DO III CICLO CIDADES E GLOBALIZAÇÃO:

TACV

TACV

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: