A Reconfiguração das Áreas Urbanas

03/05/2013

Professora Doutora Teresa Barata Salgueiro – IGOT/Universidade de Lisboa

data:06/05/2013 | segunda feira| horas: 16h00

local: Auditório da Reitoria da UniCV – Plateau

A equipa do CIDLOT/UNICV vem por este meio convidá-lo(a) assistir à 7ª conferência no quadro da 3ª edição do Ciclo de Conferências Cidades e globalização: perspectivas a partir do Sul Global que terá lugar dia 06/05/2013, a partir das 16h00 no Auditório do edifício da Reitoria, no Plateau.

A conferência será proferida pela Professora Doutora Teresa Barata Salgueiro, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, e será subordinada ao título A reconfiguração das áreas urbanas.

>> RESUMO DA CONFERÊNCIA

Segundo a conferencista, nas últimas décadas, os territórios urbano-metropolitanos sofreram profundas e rápidas mudanças que, do ponto de vista morfofuncional, se traduzem em três aspectos principais: crescimento periférico extensivo, declínio e revalorização da cidade centro, formação de uma rede de centralidades, base do policentrismo das regiões metropolitanas.
Ao mesmo tempo, no final do século XX cresceram muitíssimo todos os tipos de movimentos, de pessoas, de mercadorias, de capitais e de informação, a ponto de se poder falar de um tempo de hipermobilidade. A conferencista propõe discutir a recente reconfiguração das áreas urbanas no contexto do aumento das mobilidades associado à globalização e das novas dinâmicas de produção do espaço.
Privilegia-se a mobilidade das pessoas a diferentes escalas geográficas para mostrar como estes movimentos ajudam a definir novas procuras para o alojamento e para o consumo que contribuem para mudar a forma e o funcionamento das cidades, quer nas periferias quer, principalmente, na área central.
No domínio da produção do espaço salienta-se a importância da cidade para os negócios imobiliários e o papel da gestão urbanística nos processos de valorização e integração dos territórios.
Assim, o argumento articula-se em torno de três eixos, os factores globais associados ao incremento das mobilidades, os processos relacionados com a transformação da base económica e o desenvolvimento de novas procuras para habitar e consumir e as mudanças nas formas de intervenção no território e na produção do espaço.

>>Teresa Barata Salgueiro é Geógrafa, Professora Catedrática do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-UL) e investigadora do Centro de Estudos Geográficos. Tem-se dedicado à investigação urbana, com destaque para os assuntos respeitantes à produção do espaço urbano e recomposição urbana, habitação, exclusão social e comércio. Tem cerca de oitenta títulos publicados. Assegurou o ensino de diversas matérias na graduação e pós-graduação com destaque para as de Geografia Urbana, Problemas Urbanos, Seminário de Investigação em Geografia, Sistemas urbanos, Recomposição das áreas urbanas. Tem colaborado em cursos de pós-graduação de outras universidades portuguesas e estrangeiras.
Participou em diversos colóquios e seminários de carácter científico, relacionados com a Geografia, o Urbanismo, as Atividades Comerciais, a Preservação do Património e a Recuperação de áreas degradadas.

>>Moderador: Professor Doutor Aquiles Almada (Uni-CV);

Deixe um comentário