O Mar: Possibilidades de Desenvolvimento para Portugal e Cabo Verde, num Contexto de Globalização.

03/05/2013

imag ana maria

Professora Doutora Ana Maria Correia Ferreira – Universidade Nova de Lisboa

data:06/05/2013 | segunda feira| horas: 17h00

local: Auditório da Reitoria da UniCV – Plateau

A equipa do CIDLOT/UNICV vem por este meio convidá-lo(a) assistir à 8ª conferência no quadro da 3ª edição do Ciclo de Conferências Cidades e globalização: perspectivas a partir do Sul Global que terá lugar dia 06/05/2013, a partir das 17h00 no Auditório do edifício da Reitoria, no Plateau.

A conferência será proferida pela Professora Doutora Ana Maria Correia Ferreira, da Universidade Nova de Lisboa, e será subordinada ao título «O Mar: Possibilidades de Desenvolvimento para Portugal e Cabo Verde, num Contexto de Globalização»

>> RESUMO DA CONFERÊNCIA

O mar, que une Portugal e Cabo Verde, oferece aos dois países inúmeras possibilidades de desenvolvimento, não só em matéria de emprego, de geração de riqueza e de dinamismo de sectores económicos específicos, como ao nível da ocupação e do ordenamento do território. A análise da primeira componente far-se-á no âmbito da abordagem de Cluster, pois “a globalização da actividade económica e a tendência das empresas operando em áreas de negócio afins se localizarem e actuarem em proximidade tornaram-se forças motrizes do desenvolvimento económico”, tendo a localização “…visto a sua importância aumentar na organização da vida económica. No contexto atual de globalização e de intensa competitividade, torna-se assim imperioso que economia e território sejam considerados de forma inter-relacionada na definição de estratégias de crescimento e de desenvolvimento. A lógica de Cluster aplicada ao estudo da economia marítima apresenta-se, pois, como uma ferramenta metodológica adequada à visão abrangente e integrada que o sector (marítimo) em si exige.
As cidades costeiras têm, neste âmbito, um papel particular, pela maior concentração de população e de actividades económicas, situação que se verifica na generalidade dos países do mundo. Analisar as realidades portuguesa e cabo-verdiana a este nível, refletindo distintas nuances geográficas, assim como identificar afinidades e diferenças no aproveitamento das potencialidades associadas ao mar e, ainda, explorar as possibilidades de desenvolvimento daí decorrentes para os dois países, são os principais desígnios desta conferência.

>> RESUMO BIOGRÁFICO
Ana Maria Correia Ferreira é Geógrafa, com um Doutoramento em Geografia e Planeamento Territorial, Especialidade de Território e Desenvolvimento, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Realizou a sua tese de Doutoramento sob o tema “A sustentabilidade territorial de um Cluster do mar em Portugal”. Tem publicado vários artigos científicos sobre questões ligadas às actividades marítimas e ao cluster do mar. Tem participado em vários seminários, fóruns e congressos com apresentação de comunicações. Na Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, é membro integrado do e-GEO, Centro de Estudos de Geografia e Planeamento Regional, colaborando no Mestrado de Gestão do Território.

>>Moderador: Professor Doutor Aquiles Almada (Uni-CV);

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: