A Natureza da Cidade – Espaço, Tempo, Cultura, Inovação, e Desenvolvimento

10/05/2013

Professor Jorge Gaspar – Universidade de Lisboa/Portugal

data:16/05/2013 | Quinta feira| horas: 10h00

local: Auditório da Reitoria da UniCV – Plateau

A equipa do CIDLOT/UNICV vem por este meio convidá-lo(a) a assistir à 9ª conferência no quadro da IIIª edição do Ciclo de Conferências Cidades e globalização: perspectivas a partir do Sul Global que terá lugar dia 16/05/2013, a partir das 10h00 no Auditório do edifício da Reitoria, no Plateau.
A conferência será proferida pelo PROFESSOR DOUTOR JORGE GASPAR, da Universidade de Lisboa – Portugal, e será subordinada ao título A natureza da cidade – espaço, tempo, cultura, inovação, e desenvolvimento.

>> RESUMO DA CONFERÊNCIA

Cidade, Urbanização, Globalização

A crítica à vida urbana é tão antiga como a própria cidade. Os processos de urbanização que se consumaram em diferentes períodos históricos não deixaram de gerar atitudes antagónicas e polémicas que ficaram inscritas nas diversas culturas.

A urbanização, em larga escala resultante da chamada “Revolução Industrial”, dividiu as leituras dos malefícios aos benefícios da cidade.

O urbanismo pós-industrial também não oferece avaliações consensuais.

A generalização da urbanização a todos os continentes, com variadas matrizes culturais, trazendo associado o fenómeno da metropolização e da globalização, provocou controvérsias desde a sua eclosão.

No entanto, em diferentes latitudes e diversos ordenamentos sociais, económicos e políticos, verifica-se que os custos da não-urbanização são mais gravosos que os do incremento da vida urbana.

A gestão e o planeamento urbanístico têm contribuído ao longo dos séculos para o melhor aproveitamento das vantagens da urbanização e a mitigação de consequências negativas. Os geógrafos, desde a primeira metade do século XX, têm desempenhado um papel interessante, tanto ao nível teórico como nas práticas.

Neste contexto abordaremos três exemplos de metrópoles em três continentes, com situações contrastadas: Lisboa, Argel e Macau.

>> RESUMO BIOGRÁFICO

Jorge Gaspar , Lisboa 1942. Agregação (1973) e Doutoramento (1972) em Geografia Humana pela Universidade de Lisboa, Pós-graduação em Análise Regional e Urbana pela Universidade de Lund – Suécia (1966/68), Doutor Honoris Causa pelas Universidades de Évora (2010), Genève (2001) e Léon (1995). Professor Emérito da Universidade de Lisboa, 2012; Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, 2010; Prémio Universidade de Lisboa, 2010; Prémio Internacional Geocrítica, 2007.

Professor Catedrático da Universidade de Lisboa (1979-2005); Professor Catedrático Convidado do Instituto Superior Técnico (1994-2002); Professor Convidado das Universidades de Umeå (Suécia, 1988) e de Paris X (França, 1998; 2003).
Tem publicados duas dezenas livros e mais de duas centenas de artigos e capitulos de livros.. Membro do Conselho Editorial de várias revistas internacionais.
Foi Consultor da OCDE e da Comissão Europeia. É membro da Academia Europaea e Académico Efetivo da Academia das Ciências de Lisboa. Director do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (1995-2002). Fundador e sócio do Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, Lda – CEDRU (desde 1986). Vice-Reitor da Universidade de Lisboa (1989-1990).
Trabalha em Planeamento Regional e Urbano desde 1968: Projectos em Portugal, União Europeia,Macau, Angola e Argélia.

>>Moderador: Professor José Maria Semedo (Uni-CV)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: