Cabo Verde: os dilemas da cidade.

31/05/2013

img corsunino

Professor Corsino Tolentino – Academia das Ciências e Humanidade de Cabo Verde (ACH-CV) – Mindelo/Cabo Verde.

data: 03/06/2013 | Segunda feira| horas: 16h00

local: Auditório da Campus do Palmarejo

A equipa do CIDLOT/UNICV vem por este meio convidá-lo(a) assistir à 13ª conferência no quadro da 3ª edição do Ciclo de Conferências Cidades e globalização: perspetivas a partir do Sul Global que terá lugar dia 03/06/2013, a partir das 16h00 no Auditório do Campus do Palmarejo. A conferência será proferida pelo DOUTOR CORSINO TOLENTINO, da Academia das Ciências e Humanidade de Cabo Verde (ACH-CV) Praia/Cabo Verde, e será subordinada ao título: Cabo Verde: os dilemas urbanos.

>> RESUMO DA CONFERÊNCIA

É o olhar glocal, ao mesmo tempo global e localizado, de um cidadão sobre a relação entre o conceito de cidade segura e sustentável e a realidade do dia-a-dia no arquipélago. Confronta os riscos e as oportunidades de grandes cidades de países mais e menos avançados com os nossos lugares, povoados, povoações, aldeias e vilas convertidos em cidades pela magia de um decreto. As propostas para discussão serão apresentadas através dos seguintes tópicos: 1. Conceitos de povoado, povoação, aldeia, vila e cidade; 2. A lei 77/VII/2010, que transformou as sedes de municípios em cidades; 3. O que caracteriza uma cidade; 4. O que é uma cidade segura e sustentável? 5. Os dilemas urbanos do nosso tempo e na nossa terra; 5. O estado da teoria sobre a violência urbana; 6. As causas mais frequentes da insegurança urbana; 7. A responsabilidade do Governo nacional, do Município, da Universidade, da Ordem dos Arquitetos e do Cidadão.

>> RESUMO BIOGRÁFICO

ANDRÉ CORSINO TOLENTINO é diplomata. Foi Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros do primeiro governo de Cabo Verde independente (1975-1977), Ministro da Educação (1984-1991), consultor da UNESCO e do Banco Mundial (1993-) e diretor da fundação Calouste Gulbenkian (2000-2006). É Doutor pela Universidade de Lisboa, Mestre pela Universidade de Minnesota, Pós-graduado pela Harvard e Licenciado pela Universidade Técnica de Lisboa. Foi co-fundador da AULP (Associação das Universidades de Língua Portuguesa) na cidade da Praia em 1986, do IAO (Instituto de África Ocidental), em 2010, e da Academia das Ciências e Humanidades de Cabo Verde (ACH-CV), em 2012. É sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa. Combatente da Liberdade da Pátria, é titular da Ordem Amílcar Cabral, por destacada participação na luta pela afirmação da dignidade do povo cabo-verdiano e da Ordem do Infante D. Henrique, pelo especial contributo à amizade entre os Povos de Língua Portuguesa. Publicou os livros Universidade e Transformação Social nos Pequenos Estados em Desenvolvimento (Gulbenkian, 2007) e O Impacto das Remessas dos Imigrantes em Portugal no Desenvolvimento de Cabo Verde, este com Carlos Rocha e Nancy Tolentino (ACIDI, 2008). Escreve ensaios e assina a crónica Águas Correntes na revista internacional África 21. Administrador não executivo da Fundação Amílcar Cabral, lê, fala e escreve português, espanhol, francês, inglês e russo.

>>Moderadora: Professora Fernandina Lopes Fernandes. DCSH/UNICV.

DOWNLOAD DA APRESENTAÇÃO EM PDF

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: