Riscos urbanos ou riscos em áreas urbanas? Aplicação à cidade de Torres Novas (Portugal).

14/06/2013

Professor Lúcio Cunha – do Departamento de Geografia e investigador no Centro  de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra/ Portuga
 
data:  18/06/2013 | terça -feira| horas: 16h00
 
 local: Auditório da Reitoria da Uni-CV/Plateau.

A equipa do CIDLOT/UNICV vem por este meio convidá-lo(a) assistir à 14ª conferência no quadro da 3ª edição do Ciclo de Conferências Cidades e globalização: perspetivas a partir do Sul Global que terá lugar  dia 18/06/2013, a partir das 16h00 no Auditório da Reitoria da Uni-CV/Plateau.

A conferência será proferida pelo DOUTOR LÚCIO CUNHA do Departamento de Geografia e investigador no Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra/ Portugal  e será subordinada ao título: Riscos urbanos ou riscos em áreas urbanas? Aplicação à cidade de Torres Novas (Portugal).

>> RESUMO DA CONFERÊNCIA

As profundas transformações do uso do solo associadas ao modo de vida urbano, a par com a dinâmica das atividades socioeconómicas e com a concentração de pessoas fazem das cidades territórios de risco. Risco tecnológico, diretamente associado às atividades que o ser humano desenvolve, mas também risco natural, pelas transformações e distúrbios nos geossistemas e pela ocupação de áreas sem vocação urbana, riscos que são fortemente acrescidos pela concentração, logo forte exposição de pessoas e bens, pelo valor económico e funcional de muitos desses bens e pela vulnerabilidade social que as populações urbanas podem apresentar.

As cidades não são territórios homogéneos, mesmo que por comparação com os territórios não urbanos que as envolvem… Pelo contrário, as cidades encerram diversidades cronológicas, morfológicas e funcionais, são portadores de enormes contradições internas ao nível da economia e do modo social de viver, relacionam-se de diferentes modos com os territórios envolventes dando origem a complexos interfaces, o que não pode deixar de se refletir nos riscos naturais, tecnológicos e mistos que as podem afetar e condicionar, do ponto de vista do ordenamento, do ambiente e da qualidade de vida dos cidadãos.

Torres Novas é um concelho do distrito de Santarém, localizado a norte do rio Tejo, na sub-região do Médio Tejo (NUT III) da Região Centro de Portugal Continental (NUT II). Com 269 km2 de área e 36 837 habitantes, o concelho tem apenas dois lugares urbanos. A cidade de Torres Novas é sede de concelho, concentra cerca de 32% da população concelhia e o seu núcleo central corresponde a um verdadeiro centro histórico, onde se concentram um conjunto de edifícios religiosos e de elevado valor arquitetónico, histórico e cultural. Em torno deste localizam-se as principais funções comerciais e os serviços mais relevantes, salientando-se os relacionados com a saúde, a educação, a assistência e a segurança social.

Com o presente trabalho pretende-se analisar a cartografia de alguns riscos naturais (geomorfológicos; sísmico; de inundação) e tecnológicos (de incêndios urbanos, de acidente rodoviário) para o conjunto do município, de modo a tentar perceber as diferenças ao nível da perigosidade, da vulnerabilidade e do risco do território urbano face ao território rural envolvente, por um lado, e dentro do tecido urbano, por outro.

>> RESUMO BIOGRÁFICO

LÚCIO CUNHA é geógrafo e doutor em Geografia Física. Professor no Departamento de Geografia e investigador no Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, ao longo de mais de 35 anos de carreira universitária tem desenvolvido trabalhos na área da Geomorfologia (Geomorfologia Cársica, Geomorfologia Fluvial e Património Geomorfológico), da Geografia Física Aplicada aos Estudos Ambientais (Recursos Naturais, Ambiente e Turismo, Riscos Naturais) e de Sistemas de Informação Geográfica aplicados ao Ordenamento do Território.

Participou em vários projetos de investigação nacionais e internacionais. Publicou mais de centena e meia de trabalhos sobre os temas a que se tem dedicado e proferiu conferências em várias instituições de ensino superior no nosso país, mas também em Espanha, Itália, Brasil, Uruguai e Cabo Verde.

Foi Presidente do Conselho Diretivo, Vice-Presidente do Conselho Científico e Diretor do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Neste momento é Presidente da Associação Portuguesa de Geomorfólogos e da Comissão Nacional de Geografia. É, também, coordenador da linha 1 (Natureza e Dinâmicas Ambientais) do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) e membro da Comissão Científica do Centro de Estudos Ibéricos (CEI).

>>Moderadora: Professora  Sílvia Monteiro ENG/UNICV

DOWNLOAD DA APRESENTAÇÃO EM PDF

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: