“A Importância Pedagógica da Construção do Bilinguismo em Cabo Verde”

10/10/2013

Doutor MANUEL VEIGA, do Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Cabo Verde.

data:  15/10/2013 | terça -feira| horas: 10h00
 local: Auditório da Reitoria da Uni-CV/Plateau.

A equipa do CIDLOT/UNICV vem por este meio convidá-lo(a) assistir à 18ª conferência no quadro da 3ª edição do Ciclo de Conferências Cidades e globalização: perspetivas a partir do Sul Global que terá lugar  dia 15/10/2013, a partir das 10h10 no Auditório da Reitoria da Uni-CV/Plateau.

A conferência será proferida pelo  Doutor MANUEL VEIGA, do Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Cabo Verde,  subordinada ao título “A Importância Pedagógica da Construção do Bilinguismo em Cabo Verde”.

>> RESUMO DA CONFERÊNCIA

A Na abordagem deste tema, o autor pretende analisar as seguintes questões:

a) O Crioulo como Língua Materna;

b) O Crioulo e a Diglossia;

c) A Importância Pedagógica da Construção de um Real Bilinguismo.

No tratamento das questões, o autor irá fazer o ponto de situação e abrir perspectivas para o futuro.

 

>> RESUMO BIOGRÁFICO

Manuel Veiga é Doutor em linguística na Universidade francesa de Aix-en-Provence, com uma tese de análise descritiva e contrastiva sobre o crioulo de Cabo Verde.
Foi, sucessivamente, director-geral da Cultura, director-geral do Património Cultural, presidente do Instituto Nacional da Cultura. Foi responsável do Departamento de Linguística durante vários anos e Presidente do Grupo de Padronização da Língua Caboverdiana, grupo este proponente do ALUPEC (alfabeto unificado para a escrita do caboverdiano).
Foi deputado à Assembleia Nacional na 6ª e 7ª legislatura. Foi presidente da Comissão Especializada de Educação, Ciência e Cultura durante a 6ª legislatura. Foi Vice-Presidente do Fórum Africano de Parlamentares para a Educação. Foi membro do Bureau do Parlamento da CEDEAO (2003-2004). Foi Vice-Presidente do Comité Internacional de Estudos Crioulos (1996-2005). É membro fundador da Associação de Escritores Caboverdianos.
Publicou dezenas de ensaios e de artigos na área da linguística e da cultura, em revistas nacionais e estrangeiras. Para além do romance Odju d’Agu (1987), em crioulo, e do romance Díario das Ilhas (1997, em português; escreveu Diskrison Strutural di Língua Kabuverdianu (1982); A Sementeira (1994); Introdução à Gramática do Crioulo (1995 e 1996); Le Créole du CapVert: Etude Grammaticale Descriptive et Contrastive, 2000; O Caboverdiano em 45 Lições, 2002; A Construção do Bilinguismo (2004), que ganhou o Primeiro lugar do Prémio do Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa em Moçambique; O Dicionário Caboverdiano-Português é o seu nono livro publicado, sendo a 1ª edição de 2011 e a 2ª de 2012; coordenadou a edição da obra Cabo Verde – Insularidade e Literatura e que foi traduzido em França para Cap-Vert: Insularité et Litérature , 1998.
Exerceu funções de Ministro da Cultura de 2004-2010. Actualmente é professor associado da Universidade de Cabo Verde e coordenador do curso de Mestrado em Crioulística e Língua Caboverdiana, na mesma Universidade. Ainda na mesma Universidade é professor de Linguística Caboverdiana, de Língua Caboverdiana e de Tradução e Técnicas de Expressão em Crioulo. Em Novembro de 2012 foi nomeado Director da Cátedra Amílcar Cabral, na Uni-CV. É ainda membro da Cátedra Baltasar Lopes. No passado mês de Julho, foi eleito Vice-Presidente da Mesa de Assembleia da Academia Caboverdiana de Letras.
É cidadão honorário da Cidade de Ribeira Grande de Santiago, pelo contributo dado no reconhecimento da Cidade Velha como Património da Humanidade. Foi distinguido, em 2009, pelo canal de televisão TIVER como uma das figuras de sucesso, no plano cultural.
Recebeu, por três vezes, o Prémio Língua Caboverdiana, da Associação de Escritores Caboverdianos. Foi condecorado com a medalha de Mérito e com a Medalha do Vulcão, respectivamente, pelos Presidentes da República António Mascarenhas Monteiro e Pedro Verona Rodrigues Pires.

>> Moderador: Professor Professor Emanuel de Pina – DCSH, Universidade de Cabo Verde

Deixe um comentário