Cidades na África Subsariana no século XXI, como partes do Sul Global

31/10/2013

Professor Catedrático  ÍLÍDIO DO AMARAL,  Professor Jubilado da Universidade de Lisboa. 
 
data:  04/11/2013 | segunda -feira| horas: 16h00
 
 local: Sala de Conferências da Biblioteca Nacional.

A equipa do CIDLOT/UNICV, vem por este meio convidá-lo(a) a assistir à 20ª conferência no quadro da 3ª edição do Ciclo de Conferências Cidades e globalização: perspetivas a partir do Sul Global que terá lugar dia 04/11/2013, a partir das 16h00 na Sala de Conferências da Biblioteca Nacional.
A conferência será proferida pelo Catedrático ILÍDIO DO AMARAL, Geógrafo, Professor Jubilado da Universidade de Lisboa da qual foi Reitor. A conferência será subordinada ao título “Cidades na África Subsariana no século XXI, como partes do Sul Global”.

>> RESUMO DA CONFERÊNCIA

Nesta conferência, o autor apresentará os seguintes temas: Introdução com as principais linhas do pensamento e organizações sobre as cidades na África Subsariana do século XXI como partes do sul global; Forjando o Sul Global onde o autor dedicará algumas notas sobre o aparecimento do conceito, a sua evolução e importância na equação política global; Crescimento urbano explosivo – característico das cidades do Sul Global e as suas implicações políticas, económicas e sociais; Slum cities and Cities with slums, squatter e squattering – a génese, resiliência e os graus de prevalência das áreas urbanas periféricas de pobreza, destituídas de estruturas urbanísticas formais; Informalidade e heterogeneidade de actividades informais – as suas características, formas de contribuição na economia urbana, e as suas ligações com o sector formal; Cidades em crise, ou em transição? – análise crítica de argumentos que têm sido apresentados relativamente a cada uma das posições; Por último o tema Reinventando o planeamento urbano e a procura de uma Southern Teoria Urbana – “Beyond the Global Northern One”, perante novas formas de urbanismo.

>> RESUMO BIOGRÁFICO

ILÍDIO DO AMARAL Geógrafo e professor universitário português. Jubilado, Doutor em Geografia, pela Universidade de Lisboa, em cuja Faculdade de Letras exerceu a docência e alcançou a cátedra em 1969. Foi investigador e director-adjunto do Centro de Estudos Geográficos da mesma universidade, e ainda fundador e director do Centro de Geografia do Instituto de Investigação Científica Tropical. Foi o último Presidente do Instituto de Alta Cultura, entre 1975 e 1976. Foi Vice-Reitor e depois, Reitor da Universidade de Lisboa entre Novembro de 1977 e Março de 1979. Autor da obra “Santiago de Cabo Verde. A terra e os homens”, galardoada com o prémio Abílio Lopes de Rego da Academia de Ciências de Lisboa. Também autor de outras obras premiadas como “Luanda: estudo de geografia urbana” e outras. Segundo Ana AMARAL, (1996), foram recenseados 269 títulos principais e 144 títulos de menor importância, dos quais a maioria sobre as cidades do sul global. De 1996 para cá, o Professor Ilídio do Amaral não parou de produzir e publicar e a sua obra ultrapassa, neste momento, os 400 títulos. É Académico Emérito  na Academia de Ciências de Lisboa e Académico de Mérito na Academia Portuguesa da História. É sócio da Sociedade de Geografia de Lisboa, da Royal african Society  e  sócio honorário da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa de entre outras associações e instituições de ciências.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: