“O Cidlot e a investigação sobre Cidades do Sul Global: o caso da Cidade da Praia, em Cabo Verde”.

17/12/2013

 

Judite Nascimento e Salif Silva da Universidade de Cabo Verde
 
data:  18/12/2013 | quarta -feira| horas: 09h00
 
 local: Auditório da Reitoria da Uni-CV/Plateau.

 

>> RESUMO DA CONFERÊNCIA >>

A cidade da Praia, capital de Cabo Verde, é palco de inúmeras transformações espaciais, demográficas e sociais, com reflexos visíveis sobre a paisagem urbana e sobre a relação dos residentes e visitantes com o território. Com esta comunicação os autores pretendem por um lado, apresentar o percurso da investigação no CIDLOT sobre cidades do sul global e por outro lado, mostrar alguns resultados de pesquisas desenvolvidas na cidade da Praia e que se integram em projetos do CIDLOT ligados ao programa “Olhar Multidisciplinar sobre as cidades atlânticas”.


>> RESUMO BIOGRÁFICO >>

Judite Nascimento é Geógrafa, especializada em Ordenamento dos espaços urbanos, doutorada pela Université de Rouen (France) em “Géographie, Aménagement de l’espace, urbanisme” – “Geografia, ordenamento do território, urbanismo” e mestre em “Geografia Humana – Planeamento Regional e Local ” pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. (Portugal). É licenciada em “Geografia – conservação do meio e uso racional dos recursos” pela Universidade Estatal de Kharkov (Ucrânia). Docente do quadro definitivo da Universidade de Cabo Verde (desde 2006); Vogal dob Conselho Directivo do Departamento de Ciência e Tecnologia (2008 – 2009); Vogal do Conselho Nacional da Directiva do Ordenamento do Território. Vogal do Conselho Nacional de Estatística. Actualmente é directora do Centro de Investigação em Desenvolvimento Local e Ordenamento de Território da Universidade de Cabo Verde.

 Salif Silva é Coodenador de Investigação do CIDLOT, especializado em Design e Comunicação Multimédia. É Mestre em Design e Produção Gráfica/Intermedia, pela Universidade de Barcelona (2006). Mestre em Ciências e Tecnologias da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa/Porto (2010). Pós-graduado em Web Design pela ESTAL/Lisboa (2004). Actualmente é professor auxiliar da Universidade Publica de Cabo Verde, investigador coordenador do Centro de Investigação do CIDLOT e membro do Conselho Científico. Possuí o Diploma de Estudos Avançados pela Universidad Politecnica de Valencia (Espanha) onde está a concluir o seu doutoramento.

>> local: Auditório da Reitoria – Universidade de Cabo Verde

Deixe um comentário